MODELOS DE AVALIAÇÃO PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: UMA REVISÃO DE LITERATURA

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Roberta Souza Santos

Resumo

A avaliação na educação de modo geral constitui um assunto complexo e no ensino superior envolve atividades e operacionalização diversificadas. Quando se trata da Educação a Distância (EaD) não é diferente e os desafios são complementados pela complexidade da modalidade de ensino. Assim, a utilização de modelos de avaliação é indispensável para que a EaD possa ser analisada e venha a entregar resultados eficazes. O presente trabalho tem por objetivo central fazer uma revisão dos modelos de avaliação existentes para a EaD. A metodologia empregada se constituiu de um levantamento bibliográfico, valendo-se da pesquisa através Google Acadêmico e Portal de Periódico da Capes. Os resultados demonstraram que muitos modelos se baseiam na escala SERVQUAL de Parasuraman, Zeithaml e Berry (1985; 1988, 1991), TAM de Davis (1989) e MSSI de DeLone e McLean (1992; 2003), confirmando a importância desses teóricos no desenvolvimento de instrumentos de avaliação. Ademais, apontam que as principais dimensões dos instrumentos avaliativos são as tecnologias, estruturas e pessoas.

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