CIÊNCIA DE DADOSCOM PROGRAMAÇÃO EM PYTHON: APRENDIZAGEM AUTORREGULADA APOIADA POR VÍDEOS E MATERIAIS DIGITAIS

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Aníbal T. Azevedo
Joni A. Amorim

Resumo

A evolução tecnológica tem permitido às pessoas fazer uso crescente de dispositivos como celulares e de redes como a internet. Ao mesmo tempo, é cada vez maior a quantidade de dados que são armazenados, sendo depois possível analisar tais dados no intuito de se gerar informações relevantes. Tais informações são geradas por algoritmos que lidam com tais dados através do uso de linguagens como R e Python, dentre outras possibilidades, sendo de modo geral necessária uma equipe interdisciplinar nos casos em que as aplicações ocorrem em níveis organizacionais; são diferentes os perfis profissionais, o que inclui os cientistas de dados, os estatísticos, os engenheiros de dados, os analistas de dados, os desenvolvedores de aplicativos, e assim por diante. Um possível primeiro passo para aqueles interessados nesta jovem ciência, também denominada "Data Science", se refere a tomar contato com os "notebooks", tais como Jupyter, RStudio e Zepplin; tais "notebooks" permitem mais facilmente conceber e executar códigos que viabilizam a utilização de algoritmos para se extrair valor dos dados. Considerando-se que hoje em dia é cada vez mais comum que os interessados em aprender um novo assunto tenham independência para definir sua "trilha de aprendizagem", foi concebido um curso sobre ciência de dados com programação em Python que estimula a aprendizagem autorregulada apoiada por vídeos e materiais digitais. Ou seja, estimula-se a autonomia dos alunos, que podem assim começar a desenvolver a capacidade tanto de programar como de resolver problemas envolvendo grandes volumes de dados. Pretende-se assim estimular um comportamento consciente que esteja baseado em proatividade e autorreflexão. Com isso, este estudo pretende relatar e discutir um caso onde um curso pioneiro é oferecido de maneira gratuita, via internet, para alunos dispersos geograficamente. Este estudo, ainda que preliminar, serve de base para estudos futuros na medida em que registra como se dá o estímulo à autonomia que leva à autorregulação, ao mesmo tempo em que tem como interesse a aprendizagem de temas recentes. Hoje em dia já existem vários tipos de "Massive, Open, Online Courses" (MOOCs), ou cursos massivos, abertos e on-line, o que inclui aqueles bastante formalizados, com inscrição e seleção de alunos, com realização de controles diversos, com avaliações através de provas, com posterior emissão de certificados, e assim por diante. O MOOC aqui apresentado teve em sua primeira versão uma ênfase em ser aberto e on-line, mas, sobretudo, em ser gratuito e com acesso facilitado, deste modo excluindo maiores formalismos ou controles, dando aos alunos interessados a opção de autorregular a sua aprendizagem. Trata-se assim de um curso totalmente on-line, sendo que boa parte das orientações passadas aos alunos ocorre através de hipertextos e de vídeos publicados em plataformas de acesso gratuito na rede mundial. Dentre os aspectos positivos desta iniciativa, destaca-se o conteúdo de qualidade e bastante atualizado, agora acessível a alunos brasileiros que não poderiam participar de um curso presencial similar. O curso apresenta de maneira simples alguns dos temas da ciência de dados e também permite uma introdução facilitada à programação de computadores, o que pode ser de interesse para iniciantes; também, tal configuração do curso pode interessar a programadores em busca de atualização em programação em um esforço de educação continuada visando aprender uma linguagem mais moderna e atualmente em demanda na área de programação de computadores. Deste modo, a investigação aqui relatada pretende contribuir para o debate em torno das estratégias afins ao oferecimento de cursos, em especial em situações que demandam maior autonomia, com considerações mais específicas sobre autorregulação da aprendizagem.

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