A ACELERAÇÃO DA TRANSFORMAÇÃO DIGITAL DA EDUCAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA
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Resumo
O uso crescente de tecnologias sempre foi uma tendência em muitos setores dado o possível aumento da produtividade, a eliminação de atividades repetitivas, o corte de custos, e assim por diante. No caso da educação, no entanto, ainda existia uma preferência por parte de muitos professores, alunos e demais envolvidos pela educação presencial mais tradicional, em sala de aula. Com a pandemia de COVID-19, dada a disseminação mundial desta nova doença desde 2019, ocorreu uma aceleração da transformação digital da educação em todos os níveis. Tal aceleração se deveu, em parte, à dificuldade associada à reabertura das escolas em um contexto de distanciamento social para se evitar aglomerações, ao uso obrigatório de máscaras que compromete em parte a interação presencial e ao reforço na higiene que leva ao provável aumento de certos custos. Esta aceleração da transformação digital acabou promovendo a atualização tecnológica de muitas instituições de ensino, as quais passaram a fazer uso de soluções como a videoconferência para intensificar a interação. Mais ainda, tal transformação levou professores, alunos e demais envolvidos a perceber que a realização de aulas e de outras atividades remotamente não somente é viável como também pode vir a garantir bons resultados, beneficiando a todos de diferentes maneiras. Neste sentido, este estudo apresenta um relato de caso que considera uma disciplina oferecida em cursos de especialização, disciplina a qual passou por esta transformação, indo do ensino presencial para o ensino remoto. A contribuição do estudo aqui relatado se refere a apresentar uma importante fonte de informação que fornece subsídios para interessados nesta temática investigativa, assim como sugere alternativas para aqueles professores que neste momento se adaptam às novas demandas associadas ao momento de pandemia. Trata-se assim de uma descrição com um nível de detalhamento que permitirá aos interessados realizar suas próprias interpretações enquanto analisam de maneira crítica este caso o qual, no cenário atual, ainda representa um estudo raro e singular, com significativo ineditismo, deste modo também sugerindo possíveis encaminhamentos de trabalhos futuros ainda mais aprofundados que tratem de transições afins.