A CRIANCA É TRABALHADORA E PRODUTORA? A COLABORAÇÃO DE MONTESSORI PARA O DEBATE

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Helenara Plaszewski

Resumo

O estudo realizado é alicerçado nos pressupostos da abordagem qualitativa, por meio da pesquisa bibliográfica das produções da educadora Maria Montessori. Para tanto, apoia-se a hermenêutica como possibilidade metodológica interpretação e a compreensão dos fenômenos, das atitudes e os comportamentos humanos, dos textos e das palavras (GADAMER, 2003), buscando identificar em sua teoria pressupostos para o trabalho infantil. Assim, objetiva-se neste estudo promover a reflexão acerca do conceito trabalho para a criança, a luz do referencial teórico Montessoriano. Os resultados demonstram que os princípios do trabalho da criança e o do adulto são diferentes. Operam com lógicas diferentes, o adulto trabalha na perspectiva do mínimo esforço e economia de tempo para fazer as coisas, já a criança faz  ao contrário – a lei do máximo esforço e tempo que necessitar. Contudo, identifica-se que a realização do trabalho pelo adulto é externo/fora dele - vem em virtude de perceber resultados de seu trabalho, como geralmente recebe remuneração ou em situações de exploração. Em contrapartida na criança ela trabalha para dentro, ou seja, importante para ela é o processo e os resultados interiores, ou seja, não é o resultado final em si, mas pelas conquistas e experiências que ela atinge durante o processo.    

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