MICROBIOLOGIA EM FOCO: ATIVIDADES INVESTIGATIVAS EXPERIMENTAIS COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA PARA O ENSINO DE BIOLOGIA

Conteúdo do artigo principal

Maria Gisele Tavares da Silva

Resumo

Este trabalho tem por objetivo relatar uma atividade experimental investigativa realizada em turmas de 1° ano do ensino médio como uma estratégia de ensino-aprendizagem na disciplina de biologia.  Trata-se de um estudo de caso, posto que a experiência vivenciada se desenvolveu através de uma sequência didática envolvendo 3 etapas que enfatizavam o assunto de microbiologia e seu ensino, a proposta foi organizada e aplicada na Escola Dom Carlos Coelho, localizada no município de Nazaré da Mata - PE, por uma graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas. Por meio da aplicação de um questionário, da apresentação de um experimento e discussão em sala foi possível evidenciar que com aplicação de atividades experimentais, o estudante desenvolve habilidades e competências, contribuindo para a sua formação e que a experimentação vista como especificidade no ensino de biologia, facilita a compreensão dos conceitos científicos e da contextualização com o cotidiano dos estudantes.

Detalhes do artigo

Seção
Capítulos