A RELAÇÃO DIALÓGICA ENTRE UNIVERSIDADE E ESCOLA UTILIZANDO COMO INTERFACE A PESQUISA-AÇÃO

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Vera Lucia Lopes Silveira

Resumo

A pesquisa na educação tem contribuído para o avanço na compreensão de diferentes temáticas inerentes ao contexto escolar. A Universidade tem um papel fundamental neste processo de construção do saber científico e vem colaborando com mudanças significativas na escola. Atualmente, a intensificação da criação de Programas de Pós-Graduação na modalidade Profissional, utilizando a pesquisa aplicada e a geração de um produto educacional, tem ampliado a discussão sobre a investigação científica na educação.  O presente texto tem o intuito de discutir o enriquecimento da relação dialógica entre universidade e escola, utilizando como interface a pesquisa-ação. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, com a contribuição de Thiollent (2006, 2011) caracterizando a pesquisa-ação e sua relevância na relação Escola-Universidade, Pimenta (2014) discutindo a pesquisa em educação, Ludke e André (1986), Bauer e Gaskell (2003) abordando elementos relacionados à pesquisa qualitativa,  Franco (2012) analisando a relação entre pesquisa-ação e formação docente, Barbour (2009) e Gatti (2012) discutindo o grupo focal como técnica de investigação científica, entre outros. O diálogo entre a Universidade e escola vem se estruturando em uma base histórica e científica, construída a partir de conhecimentos teóricos e empíricos, que culminam na transposição didática. A pesquisa-ação pode ser uma alternativa para ampliar esta relação, integrando saberes e possibilitando a participação ativa da comunidade escolar no processo investigativo.

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