INDICADORES DE DIVULGAÇÃO DA CIÊNCIA: UM ESTUDO APLICADO AO INSTITUTO NACIONAL DA MATA ATLÂNTICA

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Diogo Cavalcanti da Conceição

Resumo

A pandemia do novo coronavírus, decretada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) no dia 11 de março de 2020, impactou as formas de comunicação no mundo inteiro. O ser humano, social por essência, precisou manter distância e restringir seus contatos físicos, fazendo com que suas relações sociais passassem a ser intensamente mediadas pela tecnologia. A reboque, as organizações que trabalham com público também precisaram modificar suas formas de interação. Nesse período, as instituições que produzem ciência foram desafiadas a reinventar sua comunicação. O Instituto Nacional da Mata Atlântica, unidade de pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), elegeu o Instagram como seu principal meio de contato com o público durante o período mais crítico da pandemia. Com a ampliação do uso dessa mídia social, viu o número de seguidores crescer exponenciamente, saltando de pouco mais de 2 mil no início da pandemia para mais de 7 mil em 2022. Este estudo apresenta uma análise das métricas do perfil do INMA na plataforma Instagram, avaliando a interação do público e a utilização de hashtags.

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