INTERVENÇÕES ASSISTIDAS POR ANIMAIS, UM RECURSO ADICIONAL PARA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR?

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Eliomar Cordeiro Alves
João Bosco de Queiroz Freitas Filho
Eduardo Jorge Lima
David da Ponte Cunha

Resumo

O cão é um animal magnífico e pode ser utilizado em diversas funções. Dentro dessa perspectiva sobre a Intervenção Assistida por Animais (IAA) e seus possíveis benefícios. O presente estudo propôs uma análise acerca do uso de intervenções assistidas por animais no ambiente escolar, como meio de desenvolvimento integral de alunos especiais, em particular, o uso de animais de pequeno porte, como o cão, nas aulas de Educação Física com envolvimento de equipe multidisciplinar. Trata-se de um trabalho de revisão narrativa da literatura, onde a pesquisa buscou publicações nos últimos 20 anos, em língua portuguesa do Brasil, através das principais bases de dados do país, no qual foram achados 9 estudos que tratam a IAA dentro do contexto escolar. Resultados dos estudos mostram a Intervenção Assistida por Animais, em especial, com o uso de cães (Cinoterapia) sendo é uma ferramenta válida em trabalho individual ou em grupo no ambiente escolar, pois potencializa a inclusão dos alunos com necessidades especiais,o aumento da autoestima, desenvolvimento da coordenação motora, socialização e comunicação dos alunos. Contudo, em apenas um estudo verificou-se a participação do professor de Educação Física. Conclui-se que a IAA trazem avanços em diversos aspectos dos alunos seja de ordem mental, social, cognitivo, motor, afetivo, motivacional e físico. Sugere-se, assim, a realização de estudos com uso da Cinoterapia com enfoque na Educação Física Escolar, a fim de se investigar a eficácia dessa intervenção nas variáveis constituintes das capacidades motoras e físicas dos estudantes.

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