ADAPTAÇÕES POLÍTICO-PEDAGÓGICAS EM SITUAÇÕES ADVERSAS AO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: REFLETINDO DIFICULDADES E POTENCIALIDADES DOCENTES E DISCENTES

Conteúdo do artigo principal

André Aparecido Medeiros

Resumo

Este trabalho objetiva discutir experiências do processo de ensino-aprendizagem durante a pandemia de covid-19, e elaborar propostas facilitadoras ao recurso das adaptações político-pedagógicas em situações adversas, apresentando, concretamente, as limitações e potencialidades do ensino remoto emergencial (ERE). Procura-se discutir a adaptação dos projetos e da prática educacional, tendo em vista as necessidades e limitações trazidas pela transição entre modalidades de ensino presencial e remota, na realidade brasileira, envolvendo tecnologias, rotinas e estratégias empregadas. Considera-se que muitos mecanismos e ferramentas utilizadas como aparato nesses tempos tendem a ser absorvidos nos programas de disciplinas. São debatidas referências de artigos e publicações sobre o tema, bem como os achados de um websurvey realizado com 75 alunos e 85 docentes de 3 faculdades públicas do estado de São Paulo. A covid-19 acarretou necessidades de adaptações pedagógicas que, mesmo em tempos pós-pandemia, são de observação pertinente para a melhor compreensão do fenômeno, bem como para o aprimoramento de competências no que tange às transições entre modalidades, considerando outras situações adversas que possam surgir. Conclui-se que não há necessariamente um sentido na realização de aulas reprodutivas do programa que foi aceito anteriormente. Espera-se um programa que consiga adaptar-se ao novo ambiente, de maneira que coloque sempre o aluno como sujeito da disciplina.

Detalhes do artigo

Seção
Capítulos