REFLEXÕES SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UM CURSO DE PEDAGOGIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente texto se trata de um relato de experiência baseado em situações que ocorreram durante as aulas de um componente curricular, cuja ementa tratava de Educação Ambiental, em um curso de Pedagogia de uma universidade, confessional, filantrópica e comunitária no interior do Estado de São Paulo. No presente texto serão apresentadas as metodologias utilizadas durante as aulas para a produção do conhecimento em determinadas turmas do curso. A fundamentação do texto ocorre a partir referenciais teóricos e trabalhos de pesquisa realizados por outros autores, tendo como base a perspectiva histórico-cultural e o uso de metodologias ativas no ensino superior. Por se tratar de um relato de experiência, as discussões se concentram em situações observadas durante as aulas, escolhidas pelo autor e apresentadas em forma de casos. Os eventos descritos, ocorreram entre os anos de 2021 e 2022. O texto está organizado de forma a possibilitar ao leitor contato com as concepções teóricas e conhecimento de algumas situações específicas que ocorreram durante a realização das aulas. Também foi apresentada uma breve discussão sobre a concepção de metodologias ativas. Como conclusão, evidenciou-se a importância de momentos de interação entre estudantes para que se possibilite a consolidação da aprendizagem.