O ENSINO REMOTO DURANTE A PANDEMIA E SEUS ATRAVESSAMENTOS PSICOSSOCIAIS NA ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE ENSINO INFANTIL E FUNDAMENTAL
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Resumo
Durante a pandemia, diversas instituições de ensino tiveram que se adaptar e se reinventar para manter suas atividades. Dentre os diversos atores presentes nesse processo, o professor foi talvez o que mais sentiu essa mudança de maneira abrupta. Diante do contexto brasileiro marcado pela desigualdade social que diversos estudantes vivenciam e da falta de valorização do professor, principalmente na rede básica de ensino, diversos obstáculos e questões foram se formando durante esse processo. Coube principalmente ao professor manejar esses obstáculos tendo que inovar novos materiais pedagógicos e lidar com as novas maneiras de se relacionar com a escola, pais ou responsáveis e com os alunos. A partir disso, o professor foi atravessado por diversos aspectos psicossociais que agora se estendiam para além do ambiente de ensino, o acompanhando quase que rotineiramente na sua casa e no seu cotidiano, sendo mais cobrado e tendo que estar em permanente atenção. O seguinte trabalho, através de uma pesquisa qualitativa, propôs analisar os principais processos psicossociais e as afetações que docentes do ensino infantil e fundamental tiveram ao longo da pandemia durante o período letivo ministrado através do ensino remoto. Também foi objetivado buscar formas de desenvolver ações em saúde mental e no ensino que auxiliassem na atuação do professor.