A PESQUISA-AÇÃO COMO METODOLOGIA PARA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Conteúdo do artigo principal

Gisely Storch do Nascimento Santos

Resumo

A pesquisa-ação apresenta-se como uma metodologia que possibilita a ação, ou seja, o movimento coletivo em busca de alterar a realidade vivenciada pelo grupo e a avaliação desse movimento, materializada pela reflexão sobre as intervenções realizadas e do replanejamento das ações, quando necessário nos ambientes educacionais, pois instiga a participação, reflexão e mudança por meio do trabalho coletivo. Nesta trilha, este artigo buscou teorizar sobre as contribuições da pesquisa-ação ao processo de formação continuada docente, tendo a escola e as práticas pedagógicas como objeto de pesquisa. O presente estudo inicia-se a partir da conceituação da pesquisa qualitativa, pesquisa interventiva e pesquisa-ação; passando pela compreensão da importância do processo de formação continuada de professores e, nessa perspectiva, as contribuições da pesquisa-ação para esse processo. Observa-se QUE a formação continuada é prerrogativa nata da profissão docente e a pesquisa-ação, entre outras possibilidades, configura-se como uma importante metodologia para o desenvolvimento de projetos de formação continuada que tenham como foco a escola e suas práticas pedagógicas estimulando o protagonismo dos participantes com vistas à emancipação e assunção da autonomia docente.

Detalhes do artigo

Seção
Capítulos