O ENSINO DE CIÊNCIAS SOB A LUZ DA LINGUAGEM BIOLÓGICA DO CONHECIMENTO POR MEIO DA MÚSICA

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Luciana de Oliveira Silva

Resumo

O Ensino de Ciências tem a função de preparar o indivíduo para ser sujeito ativo e autocrítico mediante a sociedade, saber fazer uso das tecnologias digitais, bem como compreender e associar os conhecimentos científicos aos saberes comuns. Porém a linguagem abordada nessa disciplina em sua maioria é abstrata e não condiz com a realidade da comunidade escolar que o aluno se encontra inserido. Pelo exposto propõe-se por intermédio da linguista considerar todos os tipos de expressão oral pronunciada pelos falantes promovendo o aprendizado desses conteúdos por meio da linguagem musical, um cenário vivo e permeável pelas ações humanas e toda sua história sendo de grande importância para promover a linguagem biológica do conhecimento cujo foco é o aprendizado por meio da interação. Como metodologia adotou-se uma pesquisa bibliográfica baseada nos estudos de Gil (2021). Constatou-se o domínio da linguagem abstrata no Ensino de Ciências o que na maioria das vezes torna as aulas menos interessantes e incompressíveis. No entanto com respaldo nos trabalhos de Maturana (1998), Muszkat (2019), Krasilchik, entre outros comprovou-se que quando o professor faz uso da linguagem musical em suas aulas proporciona uma linguagem biológica acessível ao aluno, permitindo o aprendizado do Ensino de Ciências de maneira interativa, expressiva e lúdica.

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