A INSERÇÃO DA INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA E DA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS EMERGIDOS NO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO

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Jeancarlo Fiorentini

Resumo

No processo formativo decorrente dos Estágios Curriculares Supervisionados, os professores de Matemática em formação exploram diversas metodologias de ensino inovadoras e se deparam com resultados satisfatórios, mas também com grandes desafios, já que precisam romper Contratos Didáticos implicitamente estabelecidos, os quais normalmente são compostos por métodos tradicionais de ensino. Diante disso, o presente trabalho tem o objetivo de relatar e discutir as potencialidades, desafios e dificuldades na utilização das metodologias de Investigação Matemática e Resolução de Problemas para o ensino de Frações em uma turma de 6º ano do Ensino Fundamental, de uma instituição da Rede de Ensino Pública Estadual localizada no noroeste do Estado do Rio Grande do Sul. Os resultados emergidos dessa prática docente mostraram o quão é complexo inserir estas metodologias em uma turma ainda não habituada com as mesmas, além de mostrar que, para o contexto trabalhado, a metodologia de Resolução de Problemas se mostrou mais adequada para o processo de aprendizagem com a turma. Sendo assim, percebe-se a importância da experimentação prática das metodologias de ensino, considerando o perfil da turma, bem como colocando-os a vivenciarem um processo educativo mediante metodologias diferenciadas na área da Matemática.

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