ENSINO, INFÂNCIA E CIÊNCIAS: UMA CONTRIBUIÇÃO SIGNIFICATIVA PARA A APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO INFANTIL SOB A ÓTICA DO BRINCAR

Conteúdo do artigo principal

Elenildes Gonçalves dos Santos

Resumo

Este artigo trata-se de uma revisão bibliográfica de caráter qualitativo, e tem como principais representações teóricas os autores Dermeval Saviani, Antonio Carlos Hidalgo Geraldo e Alessandra Arce, os quais trazem em seus escritos uma discussão sobre o ensino de ciências na Educação Infantil. O assunto é importante de ser debatido, uma vez que o pensamento científico favorece o desenvolvimento cada vez mais complexo da criança, contudo, muitas vezes, o ensino de ciências é relegado a um segundo plano, fruto também da possível falta de domínio por parte dos professores pedagogos.Logo, entender sobre o ensino nainfância através das brincadeiras sob a ótica da perspectiva histórico-cultural é relevante, e gera benefícios positivos para a educação e para a educação de crianças, público-alvo do referido estudo.Assim, a escola é a instituição que possibilita o desenvolvimento saudável dessa educação para as crianças, por isso este estudo é importante, pois conversa com o comprometimento da ciência, e do ensino.

Detalhes do artigo

Seção
Capítulos