O ERRO COMO MOTOR DO APRENDIZADO: UMA EXPERIÊNCIA ENVOLVENDO MATERIAIS CONCRETOS E SUBTRAÇÃO COM RESERVA

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Daniela Mendes Vieira da Silva

Resumo

Este capítulo se propõe a trazer reflexões acerca de produções de licenciandos(as) de Pedagogia, no contexto de uma disciplina de graduação, onde apresentam suas estratégias autorais na construção de significado para o procedimento de subtração com reserva, usando multimeios. As produções são de fato repostas a uma questão avaliativa que aponta um erro em uma operação de subtração com reserva e na qual licenciandos(as) são desafiados(as) a discutir sobre tal erro, criando uma abordagem com Material Dourado para auxiliar um estudante fictício a compreender como e por que o procedimento da subtração com reserva deve ser feita. A atividade considerou ainda a discussão de significados da subtração com ações pedagógica e matematicamente pensadas. As reflexões aqui propostas têm como base de análise a Teoria dos Registros de Representação Semiótica (TRRS) e os resultados alcançados apontaram que diferentes caminhos pedagógicos foram tomados, indicando a disposição dos(as) licenciandos(as) em criar propostas originais e de sistematizar seus raciocínios, na consideração ou não do algoritmo hegemônico que se usa para subtrações.

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