OS DITAMES NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA DURANTE A ERA VARGAS (1930-1945)

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Joyce Brenna da Silva Lima Rodrigues

Resumo

O presente artigo se insere no campo da História da Educação Profissional e tem o objetivo de apresentar notas prévias de uma pesquisa que vem sendo desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (PPGEP/IFRN) e busca resolver a seguinte problemática: “Como se configurou o projeto político da Era Vargas e a estruturação da Educação básica e profissional no Brasil?”. A metodologia consiste a partir de uma análise documental, conforme Aróstegui (2006), de textos indexados e estudados na disciplina de História da Educação Profissional, associados a uma triagem de outros autores coletados na plataforma de buscas do Google. Neste estudo, serão abordados o contexto histórico e político da época, além das principais mudanças realizadas na estrutura educacional, pretendendo responder a problemática. Este trabalho aponta que o plano de governo do Presidente Getúlio Vargas, tanto no Governo Provisório (1930-1934), com a criação do Ministério da Educação e Saúde (MES) e a Reforma Francisco Campos, quanto no Estado Novo (1937-1945), com a Reforma Capanema, tinha o propósito de difundir modelos de gerenciamento do trabalho oriundos dos métodos internacionais do taylorismo para a estruturação desse campo no Brasil.

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