O GRANDE ÓBICE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID – 19: A INTERATIVIDADE NA RELAÇÃO PROFESSOR – ALUNO E O ENSINO REMOTO

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Bruna Graziele Correa Machado

Resumo

Em meio a uma pandemia mundial e obrigatoriedade do distanciamento social, a educação teve que se adaptar a todo esse contexto, problematizando novos saberes docentes e o ensino remoto. Refletindo sobre tal temática, o referido estudo tem como objetivo discutir, a partir de análises de autores, situações sobre o grande óbice na educação profissional tecnológica em tempos de pandemia da COVID-19 dando ênfase à interatividade na relação professor-aluno e o ensino remoto. Para auxiliar na construção do artigo, utilizou-se o embasamento de alguns teóricos renomados como: Cipriano e Almeida (2020) Libâneo (1994) Mattar (2020) Moran (2020 Pierre Lévy (2008) Perrenoud (2000) Rubens Alves (2014). Nesse sentido, trata-se de uma pesquisa com enfoque qualitativo, descritivo e bibliográfico, tendo em vista que foram pesquisados sites de internet e artigos científicos que permitiram ampliar os conhecimentos sobre o tema em análise, a qual busca apresentar a nova realidade do ensino remoto durante a pandemia; discute a interatividade professor-aluno; e analisa as adaptações e as dificuldades do professor no novo contexto educacional. Espera-se que os profissionais da educação e governantes aprendam com esta nova realidade e quando a pandemia da COVID-19 acabar, o sistema educacional não deve se esquecer das experiências adquiridas durante o ensino remoto de emergência. É provável que surjam circunstâncias semelhantes, talvez outras pandemias ou situações emergenciais no futuro e espera-se que se for necessário novamente o fechamento de escolas, a adoção do ensino remoto seja menos traumática e mais proveitosa.

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