PROTAGONISMO INFANTIL E OS DESAFIOS PARA A SUA EFETIVAÇÃO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
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Resumo
Esse artigo tem como objetivo central refletir acerca da presença do protagonismo das crianças nas práticas pedagógicas da educação infantil, especificamente buscando identificar os desafios para efetivação do direito de agente ativo que a criança possui, compreender o conceito de participação e protagonismo infantil e relatar as práticas desenvolvidas no período de estágio supervisionado, as quais favoreceram para que o protagonismo infantil fosse evidenciado. O estudo apresenta um recorte histórico do processo percorrido para que a criança pudesse ser vista como cidadã de direitos na sociedade, reconhecendo o papel da educação e dos professores na organização de práticas pedagógicas que efetivem a participação e o protagonismo infantil. Realiza-se um diálogo para fundamentação da pesquisa, principalmente, com autores como: Ariés (1981), Lima (2018), Schneider (2015) e Silva (2015). A metodologia de pesquisa utilizada nesse estudo é de natureza qualitativa, caracterizada como um relato de experiência que teve como premissa a utilização da pesquisa bibliográfica em colaboração com a pesquisa-ação, que buscou intervir diretamente no espaço do estágio. Como instrumentos de coleta de dados a observação e o diário de campo permitiram reunir as informações a serem analisadas neste estudo. Dessa forma, foi possível perceber que os ambientes e atividades nos quais as crianças conseguem a efetivação do protagonismo, permitem que elas se sintam como parte do que está sendo proposto, com aprendizagens significativas. Por meio da pesquisa realizada, tornou-se evidente a necessidade de ampliar a realização de práticas pedagógicas pautadas na perspectiva da criança ativa, potente e capaz, como também na escuta sensível e na comunicação horizontal.