MEMES NA EDUCAÇÃO: DO ENSINO SUPERIOR A EDUCAÇÃO BÁSICA

Conteúdo do artigo principal

Luiza Carla Carvalho Siqueira

Resumo

Diante das demandas da educação no século XXI, a inovação nas tecnologias educacionais e seu aproveitamento na prática docente nos diferentes níveis de ensino, urge que a formação inicial de oportunize algumas estratégias sobre o uso pedagógico de artefatos tecnológicos que estão cada vez mais presentes na sociedade. Este ensaio apresenta um relato sobre trabalhos com memes, que é o nome dado as mídias que utilizam imagem, frase, vídeo ou música para "viralizar" uma informação, pelo seu potencial em se aproximar da cultura de referência dos estudantes. O desafio foi proposto em dois momentos e públicos distintos: em 2017, com estudantes de graduação desafiados a produzir memes didáticos sobre os cinco assuntos mais cobrados na prova de Ciências Naturais (Biologia) do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM; e em 2021, com estudantes do Ensino Fundamental em aula remota, devido ao isolamento imposto pela pandemia de Covid-19. A fundamentação apresenta autores como Baranauskas et al. (1999); Oliveira, Costa e Moreira (2001); Morán (2015) entre outros. O trabalho realizado resultou em motivação e engajamento desde o planejamento, execução as ações e apresentação de produtos, o que favoreceu a aproximação da prática pedagógica com da realidade dos estudantes contemporâneos e uma aprendizagem efetiva e significativa.

Detalhes do artigo

Seção
Capítulos