LETRAMENTO DIGITAL EM TURMAS DE ESCOLAS DO CAMPO

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Marciano de Carvalho Batista

Resumo

O advento da era digital ocasionou em conjunto de transformações sociais que impactaram na relação entre os sujeitos e os seus processos de ensino-aprendizagem. Nesse contexto, o uso das TDIC’s (Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação) na educação escolar passou a ser defendido como algo necessário para a formação integral do estudante/sujeito conectado a uma rede de informação e comunicação, que exige dele o domínio de habilidades inerentes ao manuseio de equipamentos eletrônicos e recursos multimídias. Nessa perspectiva, busca-se tratar nessa escrita a respeito do uso das TDIC´s nas escolas do campo na promoção do Letramento Digital e dos multiletramentos. Além do mais, esse trabalho tem como atenuar e desmistificar a educação do campo como sendo subalternizada e inferiorizada com relação às escolas localizadas no espaço urbano. Para tal, realizou-se uma pesquisa em aportes teóricos de autores que tratam a respeito das questões de TDIC´s nas escolas, Letramento Digital e multiletramentos. Assim, pode-se verificar que as escolas do campo, assim como outras do espaço urbano, são sensíveis e possuem reais condições de promover aulas desenvolvidas com o uso das tecnologias digitais, mas respeitando ao mesmo tempo as necessidades e condições de acesso aos bens tecnológicos.

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