PRÁTICAS DISCURSIVAS DE DESVALORIZAÇÃO DA IDENTIDADE E DA CARREIRA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Conteúdo do artigo principal

Vanessa Cristina Scaringi
Rosana Maria Gomes

Resumo

A carreira docente segue em desprestígio no mercado de trabalho. A precarização desta profissão se tornou historicamente um projeto de desvalorização que, a longo prazo, vem colocando a atividade profissional em condições insalubres para a sobrevivência. Os regimes precários de trabalho, os baixos salários e ataques constantes à imagem docente, causam reações negativas a profissão e à identidade do professorado. Neste sentido, o presente artigo buscou analisar as práticas de desvalorização da identidade e da carreira docente na Educação básica, especialmente no que concerne à atividade pedagógica nas escolas públicas e gratuitas, decorrentes de discursos sociais veiculados na mídia. A análise dos dados levantados seguiu as orientações da “análise do discurso” (AD), apontando que, dentre os aspectos que contribuem para o desprestígio da carreira docente estão, consequentemente, a ausência de políticas públicas de gerenciamento da Educação eficientes e adequadas à das escolas, a participação ativa de grupos políticos com viés ideológico excludente, descontinuidade de projetos políticos devido à troca quatrienal de gerenciamento público, descumprimento da legislação educacional vigente por parte de governantes e civis, inexistência de planos de carreira ou planos desatualizados, judicialização da Educação escolar, atuação de profissionais desqualificados no processo de formação docente, diferenças salariais nos contratos e de formas de tratamento nos espaços de trabalho, endividamento pessoal em decorrência a falta de repasse de recursos públicos, causando forte impacto na formação inicial e continuada bem como agravos à saúde física e emocional dos/as docentes

Detalhes do artigo

Seção
Capítulos