CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA INFANTIL NO PROCESSO DE LETRAMENTO LITERÁRIO EM TURMAS DE 1º E 2º ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ACOPIARA-CE
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Resumo
É indiscutível que a leitura contribui para a formação de um sujeito crítico, ético e participativo, nesse viés, ela deve ser apresentada às crianças como uma ação que envolve descobertas e encantamento, podendo ser despertada por meio da Literatura. Tendo isso em vista, esta pesquisa toma como objeto de estudo o uso da literatura infantil no processo de letramento literário, sob a justificativa de que a falta de curiosidade e interesse do público infantil pelos livros e pela leitura acarreta problemas como dificuldade em produzir e compreender textos e tornar-se indivíduos críticos e participativos. Deste modo, tem como objetivo geral: analisar o trabalho das professoras de 1º e 2º anos de uma escola pública de Acopiara-CE, concernente ao letramento literário dos seus alunos por meio da Literatura Infantil; e como objetivos específicos: descrever as estratégias de letramento literário abordadas em sala a partir do uso da literatura infantil; refletir sobre o planejamento das docentes acerca das estratégias de letramento literário dada a Literatura Infantil; e analisar as relações estabelecidas entre o uso da Literatura Infantil e a formação de leitores proficientes. Nesse sentido, trata-se de uma pesquisa quantitativa, que teve como procedimentos técnicos: uma pesquisa bibliográfica, com base em Cosson (2007), Souza e Cosson (2011), Silva (2009), dentre outros autores; e um levantamento de dados a partir de questionário elaborado e respondido por meio do Google Forms, do qual participaram, espontaneamente, 5 (cinco) docentes. Diante disso, os resultados apontam que o letramento literário ocupa espaço significativo nas aulas das turmas pesquisadas, que vai desde o planejamento até o uso de estratégias pedagógicas que favorecem a relação entre literatura infantil e formação do leitor proficiente. Portanto, a leitura literária precisa estar cada vez mais presente na sala de aula e, para isso, é necessário que esta não seja uma questão que se esgota no âmbito das pesquisas educacionais.