O LETRAMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE DA PRÁTICA PEDAGÓGICA PARTICIPATIVA

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Andréa Pereira de Oliveira Alves
Líbia Raquel Gomes Vicente Ribeiro
Tatiane Araujo de Melo

Resumo

A primeira infância é uma fase crucial para o desenvolvimento da criança, principalmente os relacionados ao esquema da aprendizagem. Neste sentido, a Educação Infantil é uma etapa da Educação Básica que requer um aprofundamento do debate acerca das práticas de letramento para o processo de desenvolvimento integral das crianças. Nesse intuito o objeto dessa pesquisa é o letramento, sendo delimitado na análise das práticas pedagógicas de letramento de professores da Educação Infantil. A pesquisa se justifica por motivos pessoais, acadêmicos, profissionais e sociais. As autoras são formadas em pedagogia e consideram importante a análise das práticas de letramento utilizadas pelos professores da Educação Infantil. O problema da pesquisa se apresenta por “Quais práticas pedagógicas de letramento podem ser utilizadas pelos professores da Educação Infantil e quais as relações da família nesse processo de desenvolvimento infantil?”. O objetivo geral foi apresentar as práticas pedagógicas de letramento que podem ser utilizadas pelos professores da Educação Infantil e as relações da família nesse processo de desenvolvimento infantil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratório-analítica e teórica. Teórica sendo bibliográfica tendo como embasamento os autores Carvalho (2015), Soares (2003, 2020), Oliveira (2011), Hoffmann (2017) entre outros.

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