CONTRIBUIÇÕES DO MÉTODO CIENTÍFICO NAS AULAS DE BIOLOGIA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE APLICADA DURANTE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

Conteúdo do artigo principal

Maria Gisele Tavares da Silva

Resumo

Este trabalho tem por objetivo relatar uma atividade realizada em turmas do ensino médio como uma estratégia de ensino durante estágio curricular na disciplina de biologia.  Trata-se de uma pesquisa-ação, visto que busca desenvolver meios que propiciem uma ação como solução de um problema coletivo. A proposta foi organizada e aplicada na Escola Dom Carlos Coelho, localizada no município de Nazaré da Mata - PE, por uma graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas. O trabalho busca suprir as necessidades do ensino atual, por meio da aplicação de uma oficina aplicada no componente curricular de biologia subdividida em duas etapas. De início realizou-se uma breve apresentação sobre pesquisa científica, em seguida os alunos praticaram uma atividade em grupo, visando a análise dos artigos científicos e seus diferentes temas e estrutura.  Através do trabalho percebeu-se que, atividades que enfatizam os métodos científicos em sala, propiciam o desenvolvimento de senso crítico, autonomia e protagonismo dos estudantes, mostrando-se eficaz uma vez que traz uma breve experiência significativa para o aluno que pretende ingressar no ensino superior.

Detalhes do artigo

Seção
Capítulos