GESTÃO DEMOCRÁTICA: ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO DOS GESTORES DE UM MUNICÍPIO DA REGIÃO METROPOLITANA DO RECIFE
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Resumo
O presente artigo consiste em uma pesquisa acerca da materialização da gestão democrática, que diz da vivência e organização do trabalho do gestor escolar, na perspectiva de valorar propostas com tomada de decisão coletiva que possa favorecer o fortalecimento do ensino e aprendizagem dentro do espaço escolar. Assim, foi definido como objetivo geral desse trabalho: analisar se a vivência da gestão democrática coaduna com a organização do trabalho dos gestores escolares de um município da região metropolitana do Recife, para tanto, se definiu a pesquisa qualitativa com coleta de dados através de questionários e observação. A pesquisa torna-se relevante por ser o processo da gestão democrática de fundamental importância para a melhoria da qualidade da educação, dentro do espaço escolar. O estudo foi fundamentado teoricamente em Gadotti(2001), Luck (2008) e alguns outros autores. Nesse sentido, constatou-se que a concepção dos gestores encontra-se harmonizada com o exposto na literatura, mas na prática, a condução das ações dentro da escola no processo coletivo, ainda encontra-se distante do conceito de gestão democrática, tendo em vista que o princípio de gestão democrática, perpassa pela a participação de todos.