A FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ALGUNS APONTAMENTOS

Conteúdo do artigo principal

Gleice Kelly Borges Santana

Resumo

A inserção na profissão é, sem dúvida, um dos momentos mais importantes após a conclusão de uma formação no ensino superior. Esta fase é movida por expectativas, dúvidas, questionamentos e incertezas, alguns egressos encontram dificuldades para se inserir profissionalmente, outros não, cada caminho percorrido após a formação é cheio de barreiras e ao mesmo tempo de vitórias. Foi pensando nessa perspectiva da inserção profissional que se optou por desenvolver uma pesquisa sobre o início profissional de egressos do curso de licenciatura em Educação Física, após formação acadêmica. Para isso, foi preciso compilar e analisar o material já publicado sobre a formação docente na área. Este texto é parte da investigação desenvolvida, e expõe o referencial teórico sobre a formação profissional em Educação Física, aborda a dicotomia entre licenciatura e bacharelado e apresenta elementos para se entender a influência dos estágios e das práticas complementares nos cursos de formação, para além da formação teórica. São apresentados, portanto, resultados da pesquisa bibliográfica desenvolvida, que subsidiou o projeto investigativo.

Detalhes do artigo

Seção
Capítulos