O USO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TIC) NA PRÁTICA DOCENTE NO COLÉGIO ESTADUAL DEMOCRÁTICO JUTAHY MAGALHÃES: ENTRAVES E DESAFIOS

Conteúdo do artigo principal

Armando Pinheiro Mendes Neto

Resumo

Este trabalho destaca o uso pedagógico da Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) na escola, tendo como objetivo analisar os entraves e desafios enfrentados pelos professores em se tratando das TIC aplicadas como instrumento pedagógico essencial no processo de ensino. O instrumento de pesquisa foi a realização da coleta e análise dos dados obtidos através de questionários, traçando o perfil do profissional de educação do Colégio Estadual Democrático Jutahy Magalhães, situado na Av. Juracy Magalhães Júnior, 19 - Centro, Itaparica - BA, CEP: 44460-000. Esse local possui aproximadamente 900 alunos matriculados e um quadro docente com 20 professores. A partir disso foi possível fazer uma análise intergeracional, permitindo identificar quem acessa, utiliza e resiste ao uso das TIC. Outras questões estavam relacionadas ao perfil pedagógico e aos dados profissionais, pois a intenção é saber se os professores estão ou não conectados com as TIC, se estão aptos a interagir com o ciberespaço e se já percebem que a sociedade à frente de um novo paradigma cibercultural.

Detalhes do artigo

Seção
Capítulos