PANORAMA DAS PRODUÇÕES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL

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Noéle Aparecida Simões

Resumo

Atualmente traçar um panorama das produções acadêmicas e científicas em Educação Ambiental (EA) no cenário global é fundamental para que se possa analisar e refletir sobre o desenvolvimento teórico e prático deste campo. Assim, o presente trabalho teve como objetivo apresentar um panorama das publicações e identificar o enfoque dado à Educação Ambiental no contexto das pesquisas científicas nacionais e internacionais. Para tanto, foi realizada uma revisão bibliográfica do tipo bibliométrica, no período entre 2017 e 2022. A busca foi realizada na base de dados Web of Science, utilizando o software R e seus pacotes bibliométricos, e como palavras-chave os termos: “Environmental Education”, resultando em um total de 4.154 artigos (abril/2022). Os dados mostram que a principal revista científica em relação a quantidade de publicações em Educação Ambiental é brasileira, com 196 artigos publicados. Em relação às universidades que mais têm filiados que publicam em EA, 65% do total são brasileiras, 15% estadunidenses, 10% australianas e 10% cubanas. Em um panorama global de produção científica, em primeiro lugar está o Brasil no ranking mundial em número de publicações em Educação Ambiental, seguido pelos Estados Unidos em segundo lugar e pela Espanha em terceiro lugar. O estudo revelou que o Brasil é o país que mais realiza publicações científicas no que tange a quantidade de artigos, por outro lado, os autores mais relevantes em relação às publicações e ao fator de impacto não são brasileiros.

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