ASPECTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA NO BRASIL

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Francisca Vitória Amaral Nóbrega

Resumo

O movimento pela educação inclusiva é um assunto bastante debatido em todo o mundo. Deste modo, no final da década de 80, já começou no brasil um movimento para permitir a inclusão das pessoas com deficiência no sistema regular de ensino. Este tipo de educação tem como preceito garantir a possibilidade de todos os alunos poderem frequentar a escola regular, seja uma pessoa portadora de necessidades especiais - PNE ou não. O que promove a valorização da diversidade humana. Importante salientar que estas pessoas para se desenvolverem no âmbito escolar precisam de necessidades educativas especiais – NEE. Para entendimento deste assunto foi realizada uma revisão da literatura científica, consultando os últimos 10 anos, em sites indexadores de artigos científicos, como Scielo, Portal de Periódicos CAPES, e no google acadêmico, utilizando os seguintes termos: inclusão, educação inclusiva, legislação, LEI Nº 13.146. Em seguida foi realizada uma seleção, utilizando critérios de inclusão e exclusão, para realizar uma análise crítica dos artigos que se encontraram mais adequados ao tema deste trabalho, e que foram utilizados nesta pesquisa. Constata-se que o Brasil teve durante muito tempo, uma política de exclusão dos deficientes, assim como boa parte dos países da Europa, com as alterações internas ocorrendo de forma tardia em relação aos outros países. Observa-se a existência de uma legislação específica sobre o assunto, entretanto a mesma ainda não é amplamente instituída no país, principalmente na região nordeste

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