O RECONTO ORAL COMO INDICADOR DA COMPREENSÃO TEXTUAL: UM ESTUDO COM CRIANÇAS DE 4 ANOS DE IDADE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo objetivou investigar a compreensão de textos em crianças de 4 anos de idade pormeio de uma tarefa de compreensão textual: o reconto. Participaram dessa pesquisa 30 crianças de uma escola da rede pública municipal, localizada na Região Metropolitana do Recife. Todas as crianças estavam matriculadas em turmas da Educação Infantil II e suas professoras relatavam dar bastante ênfase às práticas leitoras diariamente. A tarefa de realizarum reconto oral de um texto ouvido permitiu identificar se crianças tão jovens conseguiam armazenar as informações principais contidas em um texto, que ouviram um leitor experiente ler para elas, de modo a conseguir utilizá-las para compor sua reprodução oral. Considerando que todas estas crianças estavam imersas em práticas de leitura e escrita com rica circulaçãode textos em suas salas de aula, escutar uma história era uma atividade corriqueira para elas e não lhes ofereceu qualquer constrangimento ou desconforto. O teste se deu de modo individual em que cada criança ouviu a leitura de uma história feita pela pesquisadora e, no dia seguinte, era solicitado à criança que recontasse a mesma história. Os resultados revelaramque, apensar de serem muito jovens, as crianças de 4 anos de idade já conseguiam, mesmoque de modo elementar, realizar a atividade do reconto. No entanto, uma análise detalhada dos dados demonstra que esta ainda é uma atividade altamente complexa para esse público, pois a maioria dos participantes criou reproduções desconectadas ou pouco fiéis ao textooriginal (que foi uma narrativa de tamanho mediano). Os dados sugerem que esta é uma habilidade que pode evoluir ao longo da idade e da vivência escolar, no entanto, nos dá pistassobre que habilidades podemos estimular, desde a Educação Infantil, para ajudar os pequenos aprendizes a compreender textos, sobretudo, quando estiverem na etapa destinada à alfabetização formal