PAPEL DOS INFLUENCIADORES DIGITAIS NO PROCESSO DE TOMADA DE DECISÃO EM RELAÇÃO À COMPRA DE PRODUTOS DE MAQUIAGEM

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Vanessa Kelle da Silva

Resumo

O objetivo deste artigo foi analisar a atuação dos Influenciadores Digitais no processo de tomada de decisão em relação à compra de produtos de maquiagem pelas pessoas que os acompanham. Para chegar a esse objetivo, foi criada uma escala de mensuração contendo 10 questões relacionadas ao poder de influência, seis questões relacionadas ao perfil da amostra, que contou com 120 pessoas do sexo feminino da região do Alto Paranaíba, Minas Gerais, e oito questões relacionadas ao tempo gasto nas redes sociais e ao número de influenciadores seguidos. Após o levantamento de dados foi aplicado a análise fatorial, com o objetivo de verificar a validade fatorial das questões e também para combinar as variáveis com padrões de correlação semelhantes. Para verificar a validade da escala, utilizou-se o coeficiente de Alpha de Cronbach para observar a confiabilidade da escala. A partir dessa análise foram encontrados dois fatores, que reuniram as 10 variáveis da escala. Esse método teve uma boa confiabilidade com Alpha de Cronbach do fator 1 - Busca de Opiniões e Comentários Feitos pelos Influenciadores foi de 0,88, e o do fator 2 - Poder de Influência dos Influenciadores na Tomada de Decisão foi de 0,74.

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