TENDÊNCIAS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO NO BRASIL PÓS-PANDEMIA: LETRAMENTO DIGITAL, HEUTAGOGIA E ENSINO HÍBRIDO

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Bruna Renata de Brito Dantas

Resumo

O ensino médio no Brasil constitui a etapa final da educação básica; assumindo a formação para a atuação profissional, acadêmica e social. Este texto visa discutir algumas tendências para o cenário pós-pandemia no Brasil. Para tanto, será apresentado, brevemente, algumas dificuldades na educação brasileira, identificadas no período de pandemia no ano 2020 e 2021. Em um segundo momento, algumas tendências educacionais para o ensino médio no Brasil Pós-Pandemia: o letramento digital, a heutagogia e o ensino híbrido. Os referenciais teóricos foram compostos por autores como: Moran (2002, 2018), Hase e Kenyon (2001), Paulo Freire (1996), Candau (2005, 2008), Augé (1994), entre outros. A proposta é discutir uma alternativa para o ensino médio, a partir da integração entre o letramento digital, o ensino híbrido e a heutagogia; visando um processo educativo para o desenvolvimento acadêmico dos jovens brasileiros.

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