O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DURANTE E PÓS-PANDEMIA: REFLEXÕES E APRENDIZAGENS

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Gicelma Cláudia da Costa Xavier

Resumo

Este manuscrito se propõe a apresentar uma breve contextualização acerca do contexto educacional antes da pandemia de Covid-10, do aconteceu durante a suspensão de aulas pelo em todo o Brasil e como está o retorno ao presencial neste ano de 2022. O enfoque é dado no trabalho docente com a inserção no mundo das tecnologias digitais conforme o foi ao ser adotado o ensino remoto em grande parte das redes educacionais do Brasil. Inicialmente é apresentado o contexto de distanciamento, mesmo antes da pandemia, dos jovens estudantes da educação básica em relação aos conteúdos e a forma como eram ensinados. O que resulta em desinteresse e engajamento estudantil nas atividades propostas. Apresenta situações de superação, e, conclui com a experiência de professoras de Língua Inglesa e Língua Portuguesa que retomaram o desafio de usarem o aplicativo Flipgrid, utilizado em suas aulas durante o atendimento remoto, de forma pouco planejada, e visto como possibilidade de inovação e inclusão dos estudantes na realização atividades, especialmente nas avaliações formativas, no contexto presencial. O aporte teórico se deu em estudos de Xavier, 2021; Bannell at all, 2020; Pérez Gómez, 2015; Moran 2012 e 2018 e Luckesi, 2008, dentre outros. Como resultado, apresenta exemplos de produções realizadas e relatam a decisão acertada de terem buscado, primeiramente se capacitarem para o uso de recurso digital, o planejamento de como implementar de forma significativa e fomentar o engajamento dos estudantes para produção de uma avaliação significativa e colaborativa por meio da tecnologia digital.

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Capítulos