A LEITURA DOS CLÁSSICOS E A FUNÇÃO SOCIAL DA ESCOLA: UMA NECESSIDADE EM TODOS OS TEMPOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho apresenta elementos que indicam a função social da escola. A questão norteadora da investigação foi assim elaborada: Por que rememorar os clássicos para pensar a função social da escola na contemporaneidade? De gênero bibliográfico, primeiro procuramos evidenciar a importância da leitura dos clássicos (CALVINO, 1991) e, na sequência, conhecer as relações entre sociedade, educação e escola (DURKHEIM 2011, ALTHUSSER 1980 e MARX 1978, 200 e 2009). Frente a esse quadro, notamos, embasados nesses autores, três pressupostos. Inicialmente, concebe-se a educação como elemento integrador da sociedade. Posteriormente, a escola é vista como uma instância dentro da sociedade e, exclusivamente, ao seu serviço e, por fim, a função da escola volta-se para uma perspectiva crítica, isto é, a educação é compreendida como mola propulsora para a transformação da sociedade capitalista.