GERENCIAMENTO E ESTRUTURA ORGANIZACIONAL NOS SERVIÇOS DE SAÚDE E ENFERMAGEM DE ÂMBITO HOSPITALAR: ESTUDO BIBLIOGRÁFICO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O hospital é reconhecido como uma organização complexa de prestação de serviços, destinada a internar, diagnosticar e tratar pessoas que necessitam de assistência médica e cuidados de enfermagem. Sendo assim, é uma instituição de complexa estrutura organizacional, burocrática, hierarquizada ou autoritária, com extrema divisão do trabalho alta divisão tecnológica, porém, humanitária. Normalmente, a estrutura organizacional pode ser a formal, sendo bem planejada e informada cuja autoridade máxima é a direção superior ou de estrutura informal com aspectos não planejados, mas que surgem naturalmente das interações e relacionamentos sociais entre trabalhadores. O serviço de enfermagem hospitalar está organizado em três áreas: o cuidado ao usuário, organização do ambiente terapêutico e gestão dos trabalhadores concentrado na Sistematização da Assistência de Enfermagem. O gerenciamento como função administrativa envolve uma dimensão ética, pois as decisões no âmbito hospitalar envolvem questões éticas inerentes ao processo administrativo. Outro aspecto da atuação do enfermeiro é no processo de compra de materiais nas instituições através das comissões de licitação ou informalmente por emissão da opinião sobre tipo, à quantidade e à qualidade dos materiais. Contudo, gerenciar em enfermagem pressupõe a tomada de decisões que depende do grau de autonomia do gerente de enfermagem e da sua relação com as pessoas e estruturas institucionais, a cultura e o poder de organização.