A COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA FACILITADORA NO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS (PAA) NO TOCANTINS
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Resumo
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) adquire produtos diretamente dos agricultores familiares, para atender à população em situação de vulnerabilidade, objetivando incentivar a agricultura familiar. O PAA é um importante canal de comercialização, capaz de promover a inclusão produtiva e dinamização da economia local. Os maiores desafios de acesso aos mercados institucionais estão no desconhecimento e entendimento das informações sobre as políticas de participação e suas formas de execução. Desta forma, o objetivo desta pesquisa foi de analisar os entraves na comunicação que prejudicam o credenciamento e participação na aquisição de produtos pelo PAA, visto pela ótica dos atores sociais que fazem parte do programa. Para tanto, foi utilizada pesquisa qualitativa com entrevistas semi-estruturadas com agricultores familiares, gestores, e profissionais de extensão rural nas diferentes regiões do Tocantins. Com os resultados obtidos, foi possível categorizar os principais gargalos na comunicação entre governo e agricultores e traduzir os mesmos para formato de vídeos instrucionais, curtos, objetivos e que interajam com a linguagem, com os produtos e com os costumes dos agricultores familiares do Tocantins, de forma a alavancar a inclusão e a participação dos mesmos no PAA.