OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES DE APRENDIZAGEM NOS TEMPOS DA PANDEMIA: UMA REFLEXÃO SOBRE A PRÁTICA DO ENSINO HÍBRIDO NA COMUNIDADE INDÍGENA DE CANAUANIM - RORAIMA

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Jucineide Cruz Cardoso Ribeiro

Resumo

As transformações ocorridas com o avanço do novo coronavírus, causador da doença denominada COVID 19, provocaram diversas mudanças, atingindo várias áreas da sociedade, seja ela econômica, social e até mesmo educacional. E, com essas mudanças surgiu a consolidação de uma nova modalidade: o ensino híbrido. Diante desse panorama social, práticas educativas precisaram ser (re)pensadas. Essas inquietações me incentivaram a aprofundar em leituras que resultaram neste estudo. Nesse contexto, foi necessário que, tanto os professores quanto os alunos e suas respectivas famílias se imbuíssem num aprender a aprender sempre, no ir em busca de um novo fazer e um novo agir. Nesse contexto, buscou se refletir sobre a utilização das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TICs), em prol de uma educação mais articulada, por meio das distintas metodologias, entendendo que as TICs estão à disposição das pessoas dos diferentes segmentos sociais. O ensino híbrido, as aulas remotas e o processo de ensino aprendizagem se mostraram diferentes dos de antigamente, pois as formas de ensinar e aprender são diferentes, isto é, o professor não é mais um simples transmissor do conhecimento. Hoje, ele é um mediador, facilitador do processo de ensino aprendizagem e os alunos são os sujeitos ativos desse processo, deixando de ser simples receptores do conhecimento. Desta forma, o professor precisa transformar suas aulas, de modo a instigar mais e mais a busca pelo conhecimento por parte dos alunos. Para atingir os objetivos propostos na pesquisa foi utilizada uma pesquisa qualitativa, e o material coletado foi tratado com base na pesquisa semiestruturada e tendo como norteadoras as perguntas formuladas por Denise Jodelet sobre o objeto representacional. A pesquisa foi realizada e teve como sujeitos de pesquisa 04 (quatro) professores que se dispuseram a participar da mesma. Os resultados permitiram concluir que a utilização das TICs como ferramenta didática pedagógica na modalidade do ensino hibrido, de forma remota, embora fosse algo novo, foi bem aceita pelos professores e vista como positiva e facilitadora no processo de aprendizagem e na assimilação dos conteúdos, propiciando aos alunos mesmo que de forma online uma melhor compreensão dos conteúdos ministrados pelos professores.

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