INCLUSÃO DE PESSOAS EGRESSAS DO SISTEMA PRISIONAL EM RONDÔNIA/BRasil: UMA EXPERIÊNCIA NO IFRO
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Resumo
O presente artigo analisa as políticas públicas de inclusão de pessoas egressas do sistema prisional no contexto do município de Porto Velho, estado de Rondônia (Brasil). Visou promover uma reflexão sobre a experiência de desenvolvimento do Projeto Alvorada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), com ênfase para a contribuição da disciplina denominada Projeto de Vida. Para tanto, ancorou-se nos fundamentos teórico-metodológicos do Método Analético de Dussel (1986). Com base neste método procede-se, primeiramente, a registros sobre o contexto cotidiano vivenciado com o desenvolvimento do projeto, buscando estabelecer paralelos entre os desafios, enquanto docentes, e os desafios enfrentados pelos estudantes (egressos do sistema prisional) e compreender os fundamentos do fenômeno da criminalidade e da criminalização no Brasil. Os resultados apresentam na disciplina Projeto de Vida, uma série de atividades de reflexão sobre ética e cuidado, metas e sonhos, desafios individuais e históricos, incentivando a construção de projetos de vida éticos. Constatou-se na comunidade discente um forte anseio por partilhar suas experiências vivenciadas na ambiência prisional. Esse fato mostrou que não havia somente um encarceramento físico enquanto tal, mas havia algo em cada discente que clamava por um espaço em que pudesse estar livre de fato. É como se o aprisionamento transcendesse o aspecto físico e se enraizasse dentro de cada sujeito.