VÍDEOS DIGITAIS NO ENSINO DE PROGRAMAÇÃO: UM ESTUDO SOB A ÓTICA DA APRENDIZAGEM MULTIMÍDIA

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Maisa Lucia Cacita Milani

Resumo

O vídeo digital com o estímulo visual e sonoro ganhou lugar no cotidiano das pessoas. Na educação o papel de recurso lhe foi atribuído, principalmente, durante e pós pandemia (COVIDE 19). O estudante que antes acessava conteúdos de entretenimento passou com mais frequência acessar conhecimento científico. Visando abordar esse recurso na área da computação este estudo teve como objetivo investigar possíveis indicadores para avaliar vídeos utilizados para o ensino de programação sob a ótica da aprendizagem. Para tanto, o referencial teórico, foi pautado nas bases da Teoria Cognitiva da Aprendizagem Multimídia (TCAM) sob a perspectiva Mayer (2009), entre outros. A pesquisa de cunho quanti-quali utilizou-se da metodologia baseada em pesquisa documental, bibliográfica e questionários aplicados a acadêmicos da Computação. As inovações pedagógicas na era digital assumem novos parâmetros sendo que o processo de aquisição do conhecimento permeado por materiais como os vídeos digitais devem ser melhor compreendidos para ser um material potencialmente significativo na aprendizagem de computação e incorporados nas práticas docentes.   

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