HERÓIS DE TODO MUNDO: UM PROGRAMA QUE REAFIRMA O PROTAGONISMO NEGRO/A NO PROJETO EDUCATIVO A COR DA CULTURA

Conteúdo do artigo principal

Helena Maria Alves Moreira

Resumo

Este trabalho é um recorte da pesquisa de mestrado em Educação em Ensino da Educação Básica, Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Educação Básica da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. A presente pesquisa busca apresentar formas alternativas de se trabalhar práticas educativas relacionadas à educação para as relações étnico-raciais no cotidiano escolar. Nesse sentido, voltam-se as análises para o programa denominado “Heróis de Todo Mundo” parte integrante do projeto A Cor da Cultura que trabalha o protagonismo negro/a, e suas contribuições na construção da sociedade, retratando a vida e a obra de homens e mulheres negros (as) que se destacaram em diferentes áreas do conhecimento no Brasil ao longo dos anos. São figuras emblemáticas da cultura, música, literatura e muitos outros destaques que não são estudadas ou que não ganharam o devido reconhecimento no currículo escolar. Mesmo passados mais de 20 anos da Lei 10639/2003, ainda hoje, há a necessidade de se trabalhar práticas educativas que possam trazer o protagonismo negro/negra ao cotidiano escolar proporcionando o desenvolvimento do educando para a cidadania.

Detalhes do artigo

Seção
Capítulos