ABORDAGENS E INOVAÇÕES: UM ESTADO DA ARTE NO ENSINO DE QUÍMICA PARA ALUNOS SURDOS E COM DEFICIÊNCIA AUDITIVA

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Julia Correa Rodrigues

Resumo

Estudantes surdos e com deficiência auditiva enfrentam desafios significativos em termos de acesso à educação e à inclusão social. No entanto, com as abordagens e inovações adequadas, é possível garantir que esses estudantes tenham acesso a uma educação de qualidade e que possam se integrar plenamente na sociedade. O presente estudo teve como objetivo realizar uma pesquisa do tipo Estado da Arte para identificar e analisar experiências pedagógicas publicadas no período de 2018 a 2022, a fim de descrever as abordagens e inovações no Ensino de Química, na perspectiva inclusiva de estudantes surdos e com deficiência auditiva, em sala de aula. Desta forma, um levantamento descritivo e exploratório de abordagem mista foi realizado. Para a busca foram utilizadas as bases de dados do Periódico da Capes, Google Acadêmico, EBSCO e SciELO, onde foram encontrados 18 artigos sobre a temática da pesquisa, usando sete (7) palavras-chaves. No entanto, apenas quatro (4) artigos se encaixaram nos critérios de inclusão da pesquisa. Os artigos selecionados para a análise apresentaram as seguintes abordagens e inovações: Utilização de aplicativo, uso de aplicativo tradutor de texto português para libras, uso de materiais alternativos, uso de jogo lúdico  e uso da libras no ensino de química. Contudo, todos os artigos analisados, de forma prática, mostraram resultados indicando a relevância e a necessidade do uso, em sala de aula, de abordagens e inovações que possibilitem que estudantes surdos e com deficiência auditiva tenham acesso a uma educação de qualidade e possam se integrar plenamente na sociedade.

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