A CONSTRUÇÃO CONCEITUAL DE GRANDEZAS E MEDIDAS NA MATEMÁTICA COM USO DE APLICATIVOS DINÂMICOS NA MODALIDADE PROEJA

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Nicolle de Carvalho Ribeiro

Resumo

As Grandezas e as Medidas envolvem muitos conceitos no componente curricular de Matemática para a Educação Básica. No processo de escolarização, as situações do cotidiano favorecem a compreensão conceitual de algumas grandezas, tais como distância, tempo, massa, capacidade, área, sendo possível a aferição de medidas com uso de instrumentos e/ou aplicativos para assimilação conceitual das discussões. Deste modo, objetivou-se neste trabalho, conhecer o perfil dos alunos do curso técnico de administração, modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como apresentar algumas possibilidades de discussão conceitual de Grandezas e Medidas envolvendo aplicativos dinâmicos no ensino da matemática. A metodologia utilizada foi de caráter exploratório, do tipo pesquisa-ação, com análise qualitativa, com oito estudantes do PROEJA do curso integrado de uma instituição pública, Campus Irecê - Bahia, com a aplicação de um questionário envolvendo perguntas socioeconômicas e de parâmetros da matemática através de conceitos pertinentes a Grandezas, Medidas e Geometria. Os resultados indicaram que o perfil dos alunos participantes com idade a partir de 18 anos, residentes em cidades afastadas dos grandes centros urbanos e que estão retornando aos estudos, que reconhecem a matemática no seu dia a dia e reconhecem como relevantes a sua aplicação na aritmética, álgebra e matemática financeira acreditando ter maior afinidade. Quanto às possibilidades de melhorias para assimilação do ensino da matemática, situações práticas e o dinamismo das aulas foram destaques para internalizar os conceitos de grandezas e medidas. Considerando que o ensino de Matemática, atrelado ao uso das tecnologias como a aplicação dos aplicativos Wordwall e Geogebra, quando bem direcionado, podem promover discussões que possibilitem a aquisição de habilidades e conceitos no ensino das grandezas, buscando ampliar as estratégias de ensino, apoiando no uso de metodologias ativas e de plataformas virtuais com recursos interativos. Conclui-se que o estudo indicou a necessidade de metodologias de ensino que melhorem a atenção dos discentes e que motivem para assimilação de conceitos de grandezas e das medidas na matemática para todos os anos de escolarização. Consoante aos registros acompanhados, torna-se relevante conduzir estudos futuros de ampliação desta pesquisa para atingir novas habilidades da BNCC voltado ao ensino médio/técnico, em especial para a modalidade EJA.

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