TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO: IMPACTOS GERADOS NA PERSPECTIVA DOS CONTEÚDOS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

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Adriana Lúcia Leal da Silva

Resumo

A disciplina de Educação Física predispõe de conteúdos diversos, tão importantes quanto as demais disciplinas escolares. Esses conteúdos da cultura corporal são organizados na Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e compõe o currículo básico da Educação Física, garantindo aos estudantes oportunidades de apreciação e produção de práticas corporais diversas (esportes, ginástica, lutas, danças, jogos e práticas corporais de aventura) que devem ser enriquecidas na construção de saberes necessários ao conhecimento dos estudantes do Ensino Médio. Todas essas práticas corporais são expressão da cultura que devem ter significados, valores e atitudes se forem tematizadas e trabalhadas em diversos contextos e situações de ensino. É nesse cenário que as tecnologias digitais surgem possibilitando novas formas de aprendizado, de inclusão e da construção do conhecimento em consonância com as demais áreas do conhecimento enriquecendo o aprendizado e a prática pedagógica dos professores. Dessa forma, este trabalho objetivou a análise dos impactos do uso das tecnologias digitais educacionais no processo de ensino e aprendizagem da disciplina de Educação Física em uma escola da rede pública estadual, na modalidade de Ensino Médio. A pesquisa foi considerada de cunho qualitativo com objetivo descritivo, sendo a amostra constituída por 118 estudantes do Ensino Médio (1ªs séries), do turno vespertino, de uma escola da rede pública estadual, cidade de Humaitá, estado do Amazonas. Os dados foram analisados através da análise descritiva. Os resultados evidenciaram que os impactos gerados no desenvolvimento dos conteúdos da cultura corporal despertaram interesse, maior participação nas aulas, a implementação de um ensino inovador, a promoção de saberes e experiências ricas e inovadoras, contribuindo no processo de ensino e aprendizagem dos estudantes através do uso das tecnologias digitais em contextos educacionais diversos. Diante desse resultado, pode-se inferir que as tecnologias digitais utilizadas no trabalho docente devem ser uma estratégia pedagógica adicional no ensino de qualquer área do conhecimento em especial, no ensino de Educação Física.

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