ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: OS DOCENTES, A TECNOLOGIA E TANTOS DESAFIOS. UM ESTUDO DE CASO NO BREJO DA PARAÍBA

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José Rogério da Silva

Resumo

O estudo em tela, de caráter qualitativo, do tipo estudo de caso, tem como lócus de pesquisa o Município de Areia – Paraíba, entrevistou 53 professores (as) que durante o ano letivo de 2021 atuaram nos anos inicias do Ensino Fundamental. A luz de suas respostas o estudo explora: o acesso as Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), partindo de um contexto nacional busca a descrevendo a realidade enfrentada pelos docentes e seus estudantes. Discutir ainda a falta de apoio das famílias ao processo de ensino e aprendizagem como uma dificuldade apontadas pelos professores (as), bem como a falta de habilidade no uso das mídias, por parte destes.  O estudo revela ainda que a desmotivação ou interesse dos (as) estudantes (a) no processo de ensino e aprendizagem, no ensino remoto, vem se constituindo em um dos principais desafios para professores (as) e instituições escolares na contemporaneidade, pois a pandemia colocou em evidência a fragilidade do sistema educacional, de alguma maneira todos foram afetados, nos mais diversos aspectos.

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