O USO DA TECNOLOGIA ASSISTIVA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO MUNICÍPIO DE APUÍ – AMAZONAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo tem como objetivo apresentar sobre a importância do uso da tecnologia assistiva na educação especial no município de Apuí no Amazonas. O avanço tecnológico se faz presente na vida da maioria da população mundial nessas últimas décadas do qual tem influenciado bastante no modo de pensar, agir e de convivência social entre as pessoas. Na educação não tem sido diferente, pelo contrário, o uso da tecnologia assistiva vem sendo muito utilizado para otimizar e melhorar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos principalmente com deficiência, seja ela física ou intelectual. As tecnologias a cada dia têm se tornado uma grande aliada também aos professores, visto que, trabalhar com a TA pode proporcionar melhor possibilidades de os docentes conduzirem as suas aulas. A coleta de dados contou com uma amostra composta por 44 alunos que participavam do AEE (Atendimento Educacional Especializado), 2 docentes das Salas de Recursos Multifuncional (SRM) e 6 professores da AVE (Auxiliar de Vida Escolar). Levando em consideração a relevância do tema na área da educação especial no município de Apuí, o presente estudo traz uma reflexão pautada em debates teóricos e nas legislações que amparam legalmente o direito e o acesso às políticas públicas de inclusão na educação. Por fim, o presente estudo tem como objetivo expandir as discussões sobre os desafios da educação especial e a relevância do uso da tecnologia assistiva para o processo de aprendizagem de crianças com deficiência.