MULHERES DA MARÉ E DO BRASIL: VOZES DO FEMINISMO NEGRO NA EJA

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Fabiola Santos Luna Chagas Costa

Resumo

Sob inspiração dos artigos discutidos durante o curso Questões Históricas e Filosóficas da Educação, este texto tem o objetivo de analisar o processo de construção de currículos/práticas e seus efeitos na vida das mulheres na educação de jovens e adultos. Em articulação com os conceitos de interseccionalidade, feminismo negro e desigualdades raciais, busca-se ouvir as vozes dos sujeitos da EJA para compreender uma proposta curricular outra, construída na periferia da cidade do Rio de Janeiro. Abarcar a participação social e as memórias dessas mulheres torna-se também um desafio. Com base nesta pesquisa, pode-se dizer que o projeto contribui de modo singular para a compreensão de uma abordagem feminista na educação de jovens e adultos. A baixa evasão e o número de estudantes promovidas a outras instituições afim de seguirem sua trajetória educacional reforçam a intervenção formativa desse modelo, mesmo em um espaço não formal de educação.

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