USO DA TECNOLOGIA PARA POTENCIALIZAR O ÊXITO DE CERIMONIAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A organização de cerimoniais representa um campo de atividade que estabelece os procedimentos a serem seguidos em solenidades formais. Os profissionais responsáveis pelo cerimonial não são obrigatoriamente de uma área ou uma categoria profissional específica, dentre aqueles que estão aptos a organização de cerimoniais estão os profissionais de Secretariado Executivo, que vem se destacando em conduzir grandes eventos. Para que o cerimonial seja bem-sucedido tem-se utilizado cada vez mais ferramentas digitais para que tudo ocorra da melhor forma possível. O presente trabalho tem como objetivo apresentar como o secretário executivo vem se beneficiando do auxílio da tecnologia da informação durante os cerimoniais. Para isso, foi necessário ser compreendido as diretrizes sobre comunicação, tecnologia, protocolo e etiqueta. O campo de pesquisa foram duas empresas que promovem eventos na cidade de João Pessoa. A coleta de dados foi feita por meio de entrevista não-estruturada, onde o entrevistado discorreu da temática tecnologia para comunicação em eventos, e apontou qual ou quais delas são aplicadas. Os resultados apontaram que as empresas pesquisadas não só vivem a tecnologia no seu cotidiano, como sempre estão em busca do aperfeiçoamento dessas. Os entrevistados demonstraram por meio das suas respostas serem adeptos de várias ferramentas tecnológicas, assim como discorreram sobre os benefícios que essas propiciam à organização.