BRANDING SUSTENTÁVEL: UM ESTUDO DE CASO DA NATURA COSMÉTICOS S/A

Conteúdo do artigo principal

Adriana Gralow

Resumo

Branding sustentável é um conjunto de estratégias aplicado à gestão da marca e que se preocupa com o bem-estar social, econômico e ambiental. Trata-se de uma área específica do design gráfico que se refere não apenas ao nome de uma empresa, mas tudo aquilo que está associado a ela. Sua aplicação requer muita pesquisa e experimentação, pois é um processo complexo e que ocorre de forma gradual. Nesse sentido, o presente artigo tem por objetivo evidenciar estratégias de branding sustentável que podem ser utilizadas pelas empresas para que seus produtos e serviços gerem menos impactos no meio ambiente. Para isso, foi realizada uma pesquisa bibliográfica que aborda conceitos de design e sua subárea, design gráfico, além de dissertar sobre branding e sustentabilidade, enfatizando a sua importância para as empresas. Por fim, foi elaborado um estudo de caso da Natura Cosméticos S/A que identifica as ações que reduzem os impactos ambientais gerados por suas atividades e a tornam uma empresa financeiramente viável, social e ambientalmente responsável.

Detalhes do artigo

Seção
Capítulos