PSS - SISTEMA-PRODUTO-SERVIÇO PARA A MODA SUSTENTÁVEL

Conteúdo do artigo principal

Aline Maria Andreazza Bussi

Resumo

O sistema-produto-serviço (PSS) possui amplo potencial para promover a sustentabilidade e a inovação rumo a mudanças no comportamento do consumidor. O consumo de moda está intrinsicamente conectado aos desejos sazonais da maioria de seus consumidores, que anseiam por adquirir os produtos recém-lançados no mercado. Porém, grande parte desconhece as inúmeras etapas, bem como os processos e profissionais envolvidos nos sistemas produtivos da moda. Por meio de revisão na literatura sobre estudos relacionados, este artigo buscou desenvolver um PSS — sistema-produto-serviço — para informar consumidores sobre o funcionamento dos sistemas produtivos de moda direcionados a sustentabilidade.Trata-se de uma pesquisa básica, qualitativa e descritiva. Os resultados indicam que a prestação de informações por meio do PSS proposto pode ser eficaz para a mudança de comportamento do consumidor. Ainda, sugerem que a proposta dos PSS não está em projetar e vender “produtos físicos novos” apenas, mas, sim, em elaborar e vender, além de um produto, serviços e sistemas que solucionem demandas específicas dos consumidores.

Detalhes do artigo

Seção
Capítulos